sexta-feira, 7 de março de 2008

Dia Mundial da Saúde Mental….. Ou Doença Mental

Eram 06.30 da manhã quando comecei o meu trabalho rotineiro … ligar a minha limusina de trabalho. Uma velha Ford Transit que ronca e abana por todos cantos e lados, melhor que nada … A chamada Fraguenete no meu meio de saúde mental…. Liguei o rádio na RFM e nas notícias das 06.30 o locutor dizia que hoje, dia 10 de Outubro, é o Dia Mundial da Doença Mental.
Lá… lá… lá… publicidade, e mais uma musiquinha da moda, já o motor ronca pela rotina a fora e chega as 07.00. Mudo para a TSF para ouvir as notícias, quando sou surpreendido com a notícia do dia Mundial da Saúde Mental.
-Bem, mas que dia vamos comemorar hoje!? Será que posso convidar os meus amigos para comemorar a minha loucura ou apenas, fico em casa por ser mais um dia das pessoas com saúde mental …
Em relação à saúde mental tenho alguma palavra a dizer, pois como se diz na minha terra, não tenho bem as cinco oitavas , e trabalho diariamente com crianças com diferença. O que é muito gratificante!!!
Pois, na minha fraguenete, passa alunos do mais fantástico que pode haver. Alunos do Centro Recuperação Infantil de Fátima (CRIF). Centro de Estudos de Fátima, (CEF), Coração de Maria e Escola Profissional de Ourém. São todos muito bem-educados e espectaculares. Obrigado por andarem na minha fraguenete. !!!
E depois no meu segundo circuito tenho os alunos mais fantásticos. Aqueles que comemoram o dia 10 de Outubro. Prefiro interpretá-los como crianças com saúde mental! Apenas uma saúde um pouco diferente!
E isto porquê?
Porque chega de olhar para as crianças diferentes e, involuntariamente, desviar o olhar! E quando não se trata de crianças diferentes, mas apenas de pessoas mais desfavorecidas socialmente. Ora bem … ! Aquelas pessoas que não têm um carro de alta gama e de ultimo modelo, que não vestem fato Armani, ou simplesmente não têm tecto para dormir!

O que é uma criança com saúde ou doença mental?
Nos tempos modernos é uma criança que não tem um MP3 xpto a cores e com luzes a piscar, não tem telemóveis com toques polifónicos, com ligação à net ou GPS? E acima de tudo não têm as bases mínimas de educação e socialização que é dizer “bom dia” quando que chega a algum lado que tenha pessoas, e depois conversar em vez de colocar os fones nos ouvidos ou ligar o portátil para demonstrar riqueza!!!
O dia 10 de Outubro já lá vai! Mas vamos sempre a tempo que no nosso dia-a-dia não pode não deve haver distinção entre seres humanos com saúde, ou doença mental!
Hoje que não é dia de comemoração alguma, podemos simplesmente olhar os nossos pares e tratá-los com dignidade para cuidar da nossa sociedade que está muito mal de saúde. Poderá chamar-se doença social que tem como principais sintomas consumismo, gosto pelas aparências e pelo supérfluo, e falte de simpatia no convívio diário.

Tenha um bom-dia e sorria, mesmo que seja como um louco.

Como diz um aluno meu com diferença “DIGA BOM DIA, NÃO SEJA TROMBUDO!

6 comentários:

Anónimo disse...

oi pedro. Sei que tens estado em poisio. Pelo menos aguçou-te a escrita. No meu tempo diziam-se umas coisas como "todos iguais, todos diferentes"
Já não se usa?
Já te vi passar de fragoneta! A tua fragoneta cheia de pessoal é um espectáculo! Ah, tu tambem...ehehehe!

pedroliveira

Anónimo disse...

Olá Pedro. Tenho visitado o teu blog e acompanhado as tuas aventuras. Contudo, não poderia deixar de te felicitar por este post, que homenageia, essencialmente, as pessoas especiais que quase toda a sociedade ignora.

Patrícia Pinto

delta disse...

Olá Pedro... descobri o teu blog à pouco tempo e tenho dado umas voltas por aqui... além de ter um tema espectacular... "aventura" :D... queria deixar-te os meu parabéns por este post magnífico... tens uma "fraguenete" muito especial ;D!!!!
ass: Teresa (Curso de Webdesign CIDEC... lembras-te?)
Beijinhos e boas pedaládas :D :D

Anónimo disse...

Olá Pedro!!!!
Como já tive oportunidade de te dizer...quando "quero saber de ti" vou ao teu Blog. Foi o que acabei de fazer.
Foi com agrado que li este post.Quero agradecer-te...não só pela tua reflexão...mas pelo que nos fazes reflectir.Muito obrigada...e que venham outros dias que valham a pena comemorar!
Com amizade...Dionísia

Pedro Lopes disse...

Olás, sem menospresar ninguem, fico muito contente por ver por aqui a Teresa e a Patricia.
E passo a explicar porquê? foram duas pessoas que se cruzaram na minha vida há muito tempo e já ha muito tempo que não falo com elas e agora estão aqui para manifestar algo. mesmo que seja um simplesmente importante olá! Obrigado a todos por acarinharem esta causa! A diferença! Abraços!

Anónimo disse...

Olá Pedro... acabei de descobrir o teu blog e foi impossível não me lembrar de um serto dia que vi a tua fragoneta indo ao encontro de uma criança que a esperava, essa criança estava com um comportamento bastante alterado, tudo mudou quando trucaste algumas palavras com a criança, então ela entrou para a fragoneta sentousse calmamente e esperou que comessasse a viagem. É bom ver que nem todos ignoram estes seres que vivem uma vida muito diferente de todos nós.Parabéns Pedro