quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Rota das nascentes - 4 e 5 de Outubro


Ora aqui vai um pouco mais ou menos aquilo que se desejava de um fim de semana de intercâmbio.

Antes de mais quero dizer a quem porventura perder o seu precioso tempo a ler este post, que estas fotos e mais algumas estão em
http://www.bttopo.blogspot.com/, por isso façam o favor de mudar de página.

Vá ... vá lá ... ainda ai estás?! então vou continuar.

Antes de tudo quero afirmar que esta idéia de percorrer as quatro nascentes do centro de Portugal foi do meu amigo, bettista Pedro Oliveira. Quem ainda não o conhecer, o que é dificil, ele está com uma mala de senhora ao braço. um pouco mais abaixo nesta "posta".

Entre conversa com os nossos amigos "rodas voadoras" tivemos a (in)feliz ideia de fazermos um protocolo para este passeio. Feliz por um lado e infeliz por outro. E eu como não tenho papas na língua, nem tendinites, e este blogue é meu posso aqui escrever o que me apetece e também estou disposto a criticas através dos comentários ...

Pois bem a idéia inicial partiu de partilha, mas de partilha só teve a primeira foto!

Esta rota estava marcada por um track de GPS, que era igual para todas as equipas (grupos) e durante a rota estava proposto fazer algumas actividades.

O track de GPS, elaborado pela BTTOPO, foi abandonado pelos Rodas Voadoras, logo passados 5 km. E as actividades resumiram-se à partida é à chegada. Daqui os meus sinceros parabéns pelos recordes abrasadores dos rodinhas que conseguem palmilhar mais alcatrão do que um motorista de longo curso....

A parte feliz, se calhar até foi o jantar! muito Obrigado! E desculpem a brutidade da minha honestidade!

Críticas à parte aqui vai o meu ponto de vista das actividades.


Depois de pedalar por um vale algo desconhecido, que começa na localidade da Sabacheira. seguimos direito às cinzas provocadas pelo maior incêncio deste ano em Portugal ... e tinha que ser aqui! É verdade, infelizmente, tem que ser em algum lado. Que as labaredas lavram sem dó nem piedade, e transformam
a frescura do verde em melancolia do cinzento...

Esta actividade centra-se numa dramatização de tristeza e sofrimento pela morte daquilo que nós, amantes da bicicleta, mais estimamos - A NATUREZA!


Conhecem-no?

Pois bem, eu disse que o apresentava! É o mentor desta iniciativa - Pedro Oliveira! numa campanha de reutilização da "porcaria" que os nossos irmãos fazem!

Está bem enquadrado não está! ?

E para que servem os caixotes do lixo?













Aqui eu e o Sérgio Dias (Tequila) fazemos um reaquecimento para mais uma etapa, este exercício é feito num colchão que ja teve melhores lugares!










Pedalámos mais um bocadinho e aqui estamos nós já com a comida no bucho e prontos para mais umas pedaladas! Daqui levámos um frango assago e muita pinga!










O Tequila a dar o gosto à vista!















Uma outra actividade era analisar a pureza das nossas águas. Após muita investigação feita pelo nosso Cientista de serviço Paulo Oliveira chegámos à maravilhosa conclusão que a água quando nasce é pura. Proeza hein... se calhar até não estamos tão mal a nivel ambiental. Se fizéssemos a análise 50 metros a juzante, depois de passar a fábrica da Renova, os resultados talvez não fossem tão satisfatórios.





E depois de muitas análises e demonstrações de conhecimento e alguma queda para as artes (representação dramática) chegámos ao Alviela e seguimos para a parte mais feliz do protocolo, o jantar!

Nesta noite ainda tivemos tempo de beber uma cervejinha caseira, fabrico do cientista... e ficamos a saber que os "rodinhas" estavam descontentes por o percurso ser maioritariamente alcatrão...
Aprendam a seguir a seta do GPS seus egoistas e individualistas!







Aqui estamos no segundo dia da nossa jornada. Numa reunião natinal a ver quem é que se aguenta a chegar ao fim!










Pausa na Serra de Santo António para a foto e Missa!








Descemos até Mira de Aire e parámos para comer!











Até já numa fase de passeio nocturno chegámos à nascente prometida.

A nascente do Liz!

Com este passeio percorremos a nascente do agroal do rio Nabão.

Nascente do Almonda

Nascente do Alviela

Nascente do Liz.

.... e a Nascente de mais um espirito de amizade e de união entre os membros da BTtopo, a Elisa de Lisboa e o Joel de Peras Ruivas!

Abraços e boas pedaladas


Pedro Lopes

6 comentários:

Anónimo disse...

...Oi Pedro1 è bom ver-te de Volta! Acutilante! Muito fixe a Rota das Nascentes! Pelos menos na nossa versão, espero! Por vezes, nem todas as idéias vingam!!!

paulito disse...

está muito fixe.
cheio de verdades........
olha podias ter dado menos importância a quem não nos ligou nenhuma..... e teres frisado mais o bom ambiente de camaradagem e amizade do nosso grupo, as belas paisagens e trilhos por onde passamos (e sem alcatrão!! curioso não??) e todas as aventuras que tivemos.

mas está muito fixe, parabens pelo blog e continua assim verdadeiro e recto, venha quem vier.

ps: falta a foto do brinde da agua pé!

Anónimo disse...

Oi Pedro, parabéns pelo post, está muito fixe.
Apesar de não vos poder acompanhar (Espero dentro de pouco tempo voltar a carga, vamos ver...), estou sempre na disposição de vos ajudar, sabem que podem contar cmg sempre ou quase sempre.
Em relação a este passeio penso que será para voltar a repetir mas sem partilha... Fazer o passeio como estava na ideia original, e organização BTTOPO (podemos ser poucos, MAS SOMOS REALMENTE BONS!!!). A ideia era de divertimento e sensibilização e não de competição... Quem tem uma mente aberta e de paixão pelo BTT/Natureza gosta deste tipo de passeio e soube aproveitar bem a rota, quem pelo contrário tem uma mente quadrada e pensa que é mt bom acaba por não tirar partido destas iniciativas (nem sequer devia de participar).
Este passeio também serviu para tirar algumas ilações nas quais saliento o ditado popular "A primeira caem todos a segunda só cai quem quer.".
Podemos dizer ainda que é mt bonito ir para o jornal dizer que foi um passeio organizado por um grupo quando na realidade a ideia da volta e organização pertence a outro. Mas é os amigos da onça que temos...
Por ultimo, pessoal da BTTOPO nunca podemos perder este espírito, espírito este que nos leva a levantar da cama sem olhar para trás e como a certeza que vamos ter mais uma manhã diferente de todas as outras, cheias de alegria e divertimento pois é para isto que serve a voltinha...

Vareta

Vieira disse...

Olá Pedro, muitos parabéns pelo blogue e pelo comentário, está muito porreiro e bem enquadrado á situação acontecida!
Abraço

Pedro Lopes disse...

oi oi pessoal! parece que é unanime! o passeio para o ano vai continuar!
Pois Vareta, não sabia dessa do Jornal. se calhar não acompanho muito bem as noticias da caserna! Se foi publicado no "Noticias de Ourém" isso também não interessa nada porque não acrescenta muito ao conhecimento da população! E de toda a maneira não é de palavras e de relatos que a vida é vivida é mais de calor, frio, "almoçaradas" convivio! falar, partilha ... Sim partilha ... para o ano também te quero aqui no passeio Vareta!!!

Vieira ... obrigado pela mensagem !!! e para o ano tambem eras um gajo porreiro para ir ... pois sabemos que estar sempre na onda de pedalar com a malta ... ai ai o futebol ... estou na brinca!!!
Abraços a todos!

Anónimo disse...

Pois é Pedro, que saudades tenho desta merda... Quero voltar o quanto antes, mas para isso preciso de ter a minha vida orientada ou lá perto. Mas deixo aqui a minha palavra que para o próximo ano tudo farei para ir...

Vareta