segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Uma descoberta na Aldeia de Pia do Urso

Cartão de Visita

Parque Eco-Sensorial de Pia do Urso

O lugar de Pia do Urso, na freguesia de São Mamede, concelho da Batalha é um lugar carregado de história e outras tantas lendas. Pia do Urso oferece ao visitante uma paisagem natural verdadeiramente deslumbrante. Nesta aldeia recuperada, está também instalado o primeiro parque sensorial de Portugal destinado a cidadãos invisuais e pretende proporcionar a possibilidade da apreensão do meio envolvente que nos rodeia.
A Pia do Urso remonta ao tempo dos romanos como ponto de passagem pela estrada romana, cujos vestígios ainda são visíveis na localidade de Alqueidão da Serra. Esta aldeia servia os grandes povoados, nomeadamente Olissipo (Lisboa) e Collipo (Batalha/ Leiria).
Dadas as características morfológicas do terreno assente num maciço calcário designado por pias, garantia-se neste local grande abundância de água.
Na idade média, em 1385, a Pia do Urso foi local de passagem das tropas comandadas por D. Nuno Alvares Pereira, com destino ao planalto de São Jorge, onde decorreu uma das batalhas mais decisivas para a afirmação de Portugal.
Dada a singularidade do espaço natural onde está inserido, desejamos uma óptima visita à Pia do Urso, local que carrega em si mesmo um misto de fábula e magia.


15 h 00 - Saída do casal dos Bernardos
Num domingo à tarde sem nada de especial para fazer, arrancamos do Casal dos Bernardos pela estrada fora.
Ainda não sabíamos qual o destino, mas tinhas a vontade de conhecer algo de novo. E como não tínhamos muito tempo para a viagem, nem nada planeado, tinha que ser um local próximo.


16 h 00 - chegada a Pia do Urso
Agora que aqui chegámos, vamos voltar ao tempo em que a humanidade convivia em harmonia com a natureza.
A construção das casas é de pedra o que não cria nenhum choque visual.

Ao longo de todo o percurso somos deslumbrados por várias estações lúdicas muito bem sinalizadas.














Iniciámos a nossa visita pela estação do planetário onde podemos observar as diferentes fases da Lua e o Sistema Solar.


Depois seguimos até à Estação do Ciclo da Água.

Ainda tivemos oportunidade de confidenciar com os animais da aldeia.















São mansinhos! Não são!!!

… e viver nos tempos dos dinossáurios … (na Estação Jurássica)

… passámos pela estação lúdica onde jogamos o jogo do galo. … para manter a boa forma física, demos uma voltinha de bicicleta…
























para os mais enamorados, que tal reforçar os sentimentos … “neste lugar de mil segredos”
Aqui te amo…/
Neste lugar que encerra mil segredos./
Aqui te espero/
Quando a noite enche e começa a cantar-me.












Estação Musical

“E porque a música é uma arte milenar, vamos quebrar o silêncio que nos tem acompanhado nesta viagem. Descobrir vários sons possíveis nesta estação, que despertam em nós o êxtase que este lugar mágico carrega”.
























… encantados por um carvalho “despido”
E foi assim que nos despedimos da aldeia de Pia do Urso, onde reina a tranquilidade e harmonia com tudo o que nos rodeia.








Andámos e divertimo-nos… agora é tempo de recarregar as energias! Continuamos pela Serra de Aire e fomos almoçar à Tasquinha Ti Maria dos Queijos, perto de Porto de Mós. Aqui comemos uns excelentes queijos, carne assada e bem regada com um bom vinho (água).
Descemos até Porto de Mós e visitamos castelo de Porto de Mós e a igreja de São Pedro



Existe alguma beleza perto de nós. E beleza dentro de nós, basta juntar as duas para passarmos uns bons momentos. Boas Viagens

2 comentários:

Anónimo disse...

K maravilha este blog!!!
Adorei.Força.Quero ver mais, saber tudo, viajar convosco...

Tenho saudades.Beijo grande para os dois!

Anónimo disse...

Pois é...qual para minha surpresa recebi uma morada de um blog, dado aki pela Talita, no meio de um treino de BTT. Fquei, confesso muito curiosa, pois do PT espero mesmo ver algo que me impressione...e de facto tenho de te dizer PT que está muito bom. Aguçaste a vontade de conhecer esses locais, que ficam tão perto de nós mas tão desconhecidos de tanat gente,é o meu caso por exemplo. Também quero ir a estes lugares...
Quanto ao BTT, ando por aqui em terras do sul a treinar com o grande Guru do BTT, Mário Alpiarça, e a sua equipe, na qual se insere o campeão nacional. Confesso que os meus antigos passeios de BTT eram pêra doce ao pé do esta gente faz, e eu...ainda com algum receio, lá vou fazendo umas técnicas, mas muitas ficam por fazer.
Tenho de me convidar e esforçar a tirar um tempo, ter convosco, bike,e ir a um desses vossos percursos , à descoberta dos recantos lindissimos ke este «pikinino» mas grande país tem.
Um beijo grande aos dois. Aparecem quando kiserem e, claro, irei passar por aqui para ir na tua roda.