quinta-feira, 10 de maio de 2007

De Oureana a Ourém

Caracterização

Ourém é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e subregião do Médio Tejo, com cerca de 11 900 habitantes.
É sede de um município com 416,50 km² de área e 46 196 habitantes (2001), subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Pombal, a nordeste por Alvaiázere, a leste por Ferreira do Zêzere e Tomar, a sueste por Torres Novas, a sudoeste por Alcanena e a oeste pela Batalha e por Leiria.

História

Com a passagem dos romanos por Portugal, Ourém era ponto de passagem entre Lisboa e Braga. Os Romanos introduziram a vinicultura dando origem ao nome Abdegas em honra de Baco, Deus do Vinho.
No séc. V, passaram os Bárbaros, Vândalos, Suevos. Mais tarde os Visigodos.
Em 715, chegaram os árabes com os seus costumes e ficaram até ao Séc. XI.
Em 1136, D. Afonso Henriques toma o castelo e a vila aos mouros e iniciou a cristianização da terra mandando constrir a igreja de Santa Maria.
Em 1178, D. Afonso Henriques, concede o senhorio de Ourém à sua filha D. Teresa.
O concelho recebeu foral em 1180, atribuído pela infanta D. Teresa, filha de D. Afonso Henriques. Nesse documento se refere que a povoação se chamava em latim Auren.
O seu núcleo histórico desenvolve-se em torno do Castelo de Ourém, que teve no tempo de D. Afonso, 4.º Conde de Ourém um período de grande desenvolvimento.
No documento de doação do eclesiástico em 1183 por D. Teresa, afirma-se que o local onde foi construído o castelo chamava-se anteriormente Abdegas, "Aprouve-me fazer testamento do eclesiástico de Ourém, que antes se chamava Abdegas". No entanto, no foral de Leiria de 1142 o nome de Ourém (Portus de Auren) já era referido, como limite territorial do termo de Leiria. Em 1159 na doação do Castelo de Ceras, e em 1167 num documento do Bispo de Lisboa a D. Afonso Henriques sobre uma disputa territorial com os Templários, volta a aparecer Portus de Auren.
A palavra Portus significava uma travessia de um rio ou ribeiro. A comparação dos documentos leva a concluir que o "Porto de Ourém" se situava entre a Sabacheira e Seiça. E seria ai a primeira povoação.
Outro marco importante da história de Ourém é o episódio da crise de 1385. Aquando a morte de D. Fernando em 1383, que tinha uma unica filha D. Beatriz, que estava casada com D. João I de Castela.
Logo se formaram dois partidos: um contra D. Beatriz e outro a favor. Com receio de perder a independência, o mestre de Avis é nomeado defensor do Reino, sendo ajudado por D. Nuno Álvares Pereira. Consta-se que D. Nuno rezou na Capela de Seiça antes de ir para a Batalha de Aljubarrota. Batalha essa que foi de extrema importância na luta com Castela e assegurou a independência nacional. Como recompensa, D. João I concedeu a D. Nuno o Título de 3.º Conde de Ourém.
Actualmente, D. Nuno Álvares Pereira está representado no Terreiro de Santiago sob forma de estátua.
O castelo ergue-se no topo de uma colina, na cota de 330 metros acima do nível do mar. Apresenta planta no formato triangular irregular, com torres nos vértices.
A torre Noroeste é conhecida como Torre de D. Mécia, por ali ter sido confinada aquela infortunada esposa de D. Sancho II.


















Os Paços do Conde, que foram utilizados como residência oficial do conde D. Afonso.


O Paço e os dois torreões apresentam traços de inspiração veneziana, onde se destacam as cimalhas de tijolos salientes.


Aqui podemos ver o paço no seu interior, que infelizmente está um pouco degradado










Mas com uma poção de magia! As instalações transformam-se fantásticas!






















Lenda de Oureana

Num ataque surpresa a Alcácer do Sal, no dia de São João de 1158, o cristão Gonçalo Hermigues, com alguns companheiros, raptou uma princesa moura chamada Fátima e trouxe-a para o lugar na Serra de Aire que mais tarde se veio a chamar pelo nome da princesa. Mais tarde, no seu cativeiro, a moura apaixonou-se pelo cristão e resolveu baptizar-se para poder casar com o seu amado. Para seu nome de baptismo escolheu Oureana. Daqui, segundo a lenda, teria tido origem o nome da vila de Ourém, a vila de Oureana.

Até à sua elevação a cidade em 16 de Agosto de 1991, era conhecida como Vila Nova de Ourém.

Sem comentários: